segunda-feira, 12 de maio de 2008

Discussão

Como decerto já deram por isso, além de gostar de conversar, eu gosto de discutir (uummmhhhh... Conversar e discutir têm uma série de diferenças interessantes, tenho de analisar isto um dia destes...).

Por uma série de razões que não têm importância para o caso, raramente consigo discutir. Argumentar. Apresentar aos meus pares os argumentos que me levam a escolher "isto" em vez de "aquilo" e ouvir deles uma avaliação destes argumentos, das conclusões a que levaram e do próprio processo de inferência, que pode não ser válido - já me aconteceu. Também é muito estimulante ouvir, analisar e avaliar os argumentos que me apresentam e que poderiam levar a uma escolha completamente diferente.

Se é por esta dificuldade em ter discutidores, não sei - mas o facto é que discuto muita vezes comigo própria. Começo por passar ao papel as idéias e explicar - o processo tem grandes virtudes organizativas, como já disse aqui. Depois imagino-me no "outro lado", a rebater quer a escolha das palavras e o sentido que dão, quer os argumentos, métodos de análise e inferências. Imaginemos por um momento que as "minhas" idéias são diferentes das minhas idéias: que argumentaria eu com a rapariga do lado de lá?...

Mas tenho de me deixar disto, é pesado e algo perigoso. Já não tenho idade para estes desportos radicais, qualquer dia dou em esquizofrénica. Uummmhhhh... Será que já sou e não me apercebi? E se fosse, as diferenças seriam perceptiveis?... Aliás...

Bolas, lá voltei eu ao mesmo. Isto é tramado, mesmo tramado.

Hélas!

Sem comentários: