domingo, 18 de maio de 2008

Amor

O Amor é cego, dizem.

Dizem que quem ama não vê as imperfeições, não nota os defeitos e não percebe as fraquezas.

Estão enganados, digo eu. Isso que retratam não é Amor: é cegueira e egoísmo. É tão fácil gostar da perfeição, não é? É fácil, é barato, dá milhões em créditos de contentamento. É bestial, satisfaz, não chateia e é muito conveniente e prático. É muito estimulante e muito agradável, pelo menos durante algum tempo (depois paga-se o preço, há sempre um preço a pagar). Mas não é Amor, é outra coisa.

Amor é quase o contrário. É ver as imperfeições. É saber dos defeitos e conhecer as fraquezas. É ignorar as primeiras, rir dos segundos e proteger as terceiras a todo o custo, o que só se consegue quando os vemos e conhecemos muito bem.

Amor não é colocar o outro em primeiro lugar; é não haver lugar. Alguém pensa primeiro no pulmão direito e depois no esquerdo ou vice-versa? Não, pensa-se nos pulmões - é uma unidade, embora feita de dois.

Amor é uma viagem, não um destino. Não se tem Amor; constrói-se no dia a dia e é uma obra de Santa Ingrácia, eternamente inacabada. Quando a obra acabar, morreu o Amor, passou a lugar.

Como todas as obras, é chata de vez em quando: há umas pedras que caiem, umas janelas que deixam de fechar e é preciso voltar a por tudo a funcionar outra vez. O resultado por vezes não é muito bonito - pregos à vista, cicatrizes na madeira, mas normalmente até fica mais sólido que era originalmente - e agora é tempo de deitar mãos à obra na nova sala.

Uma canseira, quando diabo é que se vai de férias?!? Lamento, não há férias. Consta do job description, algumas pessoas não reparam. E é divertido, algumas pessoas também não reparam nisso.

E acho que isto é verdade para todos os Amores. O Amor entre um casal. O Amor entre Pais e Filhos. O Amor entre irmãos, primos, amigos. O Amor tem muitas facetas e muitos interlocutores, mas se for Amor, é sempre isto.

Hélas!

2 comentários:

choco disse...

ixxx, isto daria pano para mangas, melhor dizendo: pano pata uma tenda de campanha
-
bj

choco disse...

para*