segunda-feira, 5 de maio de 2008

Imaginação

Imaginem um mundo onde as pessoas pensam todas da mesma maneira e é tudo malta decente (ou seja, com os mesmos valores que nós). Sem qualquer pressão ou recompensa nisso, de facto elas pensariam simples e sinceramente, todas da mesma maneira.

Têm a mesma opinião sobre tudo, partilham exactamente os mesmos valores, não há qualquer discordância sobre o melhor rumo a tomar.

Já pensaram? Não era precisa polícia ou vigilância, não existiriam políticos, generais ou guerras. Não haveria motins ou fome, nem associações beneméritas nem Madres Teresas; não seriam necessárias. Haveria velhice, doença e morte, claro - são fenómenos naturais tão fora do nosso controlo como o dia e a noite - mas a reacção dessa sociedade a essas questões seria total e completamente sensata e solidária.

E eu não queria viver lá. Morreria prematuramente, de tédio. Raios partam a natureza humana.

Hélas!

3 comentários:

Teste hjhfdss disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teste hjhfdss disse...

Não morrerias só tu de tédio, morreria toda a gente de tédio porque todos pensariam como tu. Penso que isso só seria possível caso existisse muito pouco ou nenhum individualismo, em que todos vivessem em função da sobrevivência da colmeia.

mac disse...

fr3d: Ora pois. Nem sei o que é melhor: se morrermos todos de tédio, ou de fome, guerras, desigualdades...

Rais partam a natureza humana.

Hélas!