quarta-feira, 16 de abril de 2008

Vida I

Honra seja feita à idade, que nos traz, além de cansaço e desencanto, o desembaraço de dizer o que se pensa.

Com razão de ser: já se viu muita vez o filme e já se sabe quais as probabilidades em jogo, já se ouviu os argumentos pró e contra várias vezes e a propósito de várias coisas, já se distingue entre publicidade e intenção real. Quem não o faz com os anos suficientes para isso ou é simples de espírito, ou não tem capacidade crítica, ou é ingénuo, tristemente porque sem direito a tal (os jovens bem formados têm esse direito – foram educados na certeza da bondade e do que é correcto e ainda não tiveram a experiência suficiente para distinguir entre o que gostaríamos que fosse e o que é, simplesmente). Claro que exactamente por estas razões, de vez em quando somos surpreendidos; e é uma sensação boa e revigorante, mas não retira um milímetro do que foi dito.

Mas os anos trazem também algum desembaraço em dizer o que realmente se pensa – e isso vale bastante, não só porque já se está cansado e desiludido mas também porque a honestidade real, que é boa, é agora mais fácil - embora existam sempre aqueles que não se exprimem livremente em voz alta pois aprenderam à sua custa que não é seguro; prezam a segurança e a imagem mais do que a honestidade serena e isso é um direito que lhes assiste neste mundo cão.

Mas eu não quero, consciente e activamente. E acho que isto não é virtude mas sim limitação e fraqueza: sei que a honestidade é perigosa (se sei!...) mas tenho muito mais medo do que a dissimulação dos meus pensamentos pode fazer aos meus valores. E receio tornar-me - sem sequer me dar conta, o que é o mais horrível, o mais terrífico, o mais insuportável - naquilo que deveras desprezo: alguém que é diferente da imagem que transmite.

Hélas!

Sem comentários: