sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Quatro


É um par de pares, um número subtil e enigmático.

Não nos retratamos nele, o Homem prefere sempre os ímpares - é a sua natureza preguiçosa que evita o empate sempre que pode - mas reconhecemos instintiva e irracionalmente a sua magia.

Não é Primo de ninguém, parece ser solúvel em pares e sem identidade própria; mas se olharem para o Resto com olhos de ver, ficou lá qualquer coisa indistinta.

De mansinho e sem se fazer notar, impõe a sua personalidade: são 4 os elementos fundamentais, são 4 as estações do ano, 4 são as fases da Lua, têm 4 folhas os trevos da Sorte...

É um bocadinho insidioso, este. Mágico.

Hélas!

5 comentários:

lenor disse...

Eu acho que 4 é o símbolo da certeza. E quem gosta de certezas mesmo, mesmo, certas? Como 2 e 2 serem 4? A gente diz que gosta mas não gosta: porque o melhor de um presente é desembrulhá-lo.

Alferes disse...

Já gosto mais do 4! Acho que de todos os algarismos era o que me dizia menos. Até agora!

mac disse...

Lenor, é verdade. Mas se o embrulho for quadrado e o presente redondo não nos sentimos bem...

Alferes, é insidioso, o animal...

Blimunda disse...

Cá em casa somos quatro. É a única aplicação de de que me recordo, neste momento, que se possa aplica a este insidioso animal.

mac disse...

Blimunda, já reparaste que é preciso ser mesmo muito insidioso, para não se dar pela presença?...