domingo, 25 de outubro de 2009

Cinco


Ora aqui está o número do Homem.

Temos cinco dedos em cada mão e pé, temos 5 sentidos (cada um dos quais apresenta 5 pontos básicos) , 5 extremidades relevantes (cabeça, dois braços e duas pernas) e 5 vísceras (rins, pulmões, baço, fígado e coração). São 5 as funções do corpo vivo: Respiração, Digestão, Circulação, Excreção, Reprodução.

Os descontentes lançaram o 5º elemento, Akash (luz) só para os ditos não serem 4 (tipicamente humano isto, não acham?), a Coco lançou o perfume 5 e nem se atrevam a pensar que o nome é por acaso.

Diz quem diz que sabe que "são 5 as qualidades do homem perfeito: Bondade, justiça, amor, sabedoria, verdade. E são cinco os tipos de bondade, de justiça, de amor, de sabedoria e de verdade" [não me recordo da fonte disto mas vi algures na net...] e eu sei lá, o Homem é demasiado complexo e eu mal tenho 5 minutos para pensar.

É Primo, o que quer dizer que é um pouco anti-social ou melhor dito, um pouco elitista - mas no melhor pano cai a nódoa, é sabido. E dada a sua natureza humana, de espantar é que fiquem por aqui as suas idiossincrasias.

Não permite nem empates nem indecisões e a sua natureza impele-o à acção. É mágico: sendo único, é nós - que somos muitos.

Hélas!

6 comentários:

DD disse...

Nunca tinha olhado para o 5 nessa perspectiva. Para mim, o 7 é que é mágico. Mas posso estar enganada; pelo menos até agora não me tem valido muito no euromilhões.

Fátima Santos disse...

nunca jogaram aos cinco cantinhos? e o s(c)incopado de uma valsa não conta?
e as cinco quinas que dizerm ser tantas quantos as chagas de Jesus, que me diz a isto para alargar o âmbito deste número?
e os pentenos não serão bem vindos ou prefere os pentanóis? e lembra-se das moedas de cinco escudos que valiam bem mais que estas notinhas de cinco euros? e a menina dos cinco olhos, nunca a viu, é de outro tempo...
se calhando, a gente lembra mais

mac disse...

DD, bem, eu acho todos mágicos, por aí nada posso apontar ao euromilhões... Mas o 5 é mais chegado à natureza humana.

Maria de Fátima, sim, eu conheço isso tudo, inclusive a menina. Agora, olha para o que referes e perceberás porque é que é o número do Homem...

Blimunda disse...

Já o Cinco me remete imediatamente para Enid Blyton. Quer queres? Reminiscências da Juventude!

mac disse...

Blimunda, ora pois! 4 putos felizes mais o cão, há lá coisa mias humana?!?

mac disse...

mais...