sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nove


Pois nem sei bem que dizer, que o nove é o número do meu carinho, é mesmo mágico (que querem?!? O sete, a bem dizer, não me diz nada...)!

Saibam pois que tem 9 círculos o inferno e 9 esferas o céu (perguntem ao caramelo porque é que num caso só considera a área mas o outro já tem volume - cá para mim é racismo). Saibam também que:

  • 9 é a soma dos algarismos equidistantes (não falo em números em geral onde equidistância é vazia de sentido, falo de algarismos, de 0 a 9);
  • Qualquer dezena cuja soma dos dois algarismos dê o número 9, multiplicado por 12345679, dará sempre um número de algarismos repetidos;
  • Fazendo 12345679 multiplicar por 999999999 (nove noves) obtemos um crescendo e decrescendo giros: 12345679 x 999999999 = 12345678987654321
Acho que o meu amor por ele vem daí: não sendo monótono, é constante na presença.

Não o sendo ele próprio (não faz parte de clubes restritos, ama a boémia) é um produto de primo consigo próprio - e se já não se recomendam produtos entre primos, que dizer desta promiscuidade?!? Reparem que não se fala aqui em clones, detestável falta de originalidade - do que vos falo é de um filho (com toda a roleta de genes que isso implica) mas com um fundo genético único. É de doidos, não é? À 9, ora pois.

Para os que têm dificuldades com as máquinas de calcular ou com os excéis deste mundo digital, cá vai uma que pode ser feita á mão: 9 x 1 = 9; 9 x 2 = 18 (1+8=9); 9 x 3 = 27 (2+7=9); 9 x 4 = 36 (3+6=9) e por aí fora...

Para a malta que não curte muito contas, pensem que temos de esperar 9 meses para nascer mais um Homem (sentido lato da raça, que chatice sentir-me compelida a explicar o óbvio, batatas) e que quem chumba com 9 (estava quase!) se sente muito mais infeliz que quem chumba com 8 (eu não sabia nada, que se lixe), numa proporção que nada tem de linear...

Alarguei-me, desculpem. Mas é que adoro o bicho!

Hélas!

2 comentários:

Fátima Santos disse...

só me sai hoje uma única palavra adoro

não é o nove não de que tb gosto bastante mas estes seus postes

mac disse...

Eu estou a ficar velha e mariquinhas, Maria de Fátima, não é que me aquece o coração, este teu comentário?!?