segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atacadores


Fui ver na Wikipedia: cadarço é um cordão usado para prender os sapatos e ajustá-los ao pé (olha a novidade).

São compostos de um determinado número de fios longitudinais (urdume) e transversais (trama), além de possuir um acabamento chamado de ourela. Pode também servir para o ajuste do tamanho da cintura em peças de roupa como o calção, a bermuda, a sunga ou as calças de pijamas (aparte o nome estrambólico de urdume, também aqui não há nada de novo).

Cadarço também é a denominação técnica para artigos produzidos em teares planos, com inserção de trama por agulhas (ah?). Em português de Portugal, chamam-se atacadores (pois, eu não sabia... Quando vou à loja peço "aqueles atilhos para sapatos").

Fico na mesma. Porque diacho se chamam atacadores? O homem diz que é porque "atacam" o sapato, prendendo-o ao pé. Ou então, explica ele, porque se tiram do sapato e atacam-se com eles os pescoços dos outros (desde que estejam distraídos). Pois, pode ser.

Fascinam-me, estas palavras de parentalidade incógnita.

Hélas!

10 comentários:

AC disse...

Vi no Wikinário (dicionário universal de conteúdo livre) que um sinónimo de "atacar" é "acometer", o que significa "investir contra".

Assim, os atacadores são usados para juntar o sapato contra o pé.

mac disse...

Sim, essa foi a primeira explicação do homem (vocês não se combinaram, pois não?) mas acho desconfortável essa raíz.

Os sapatos protegem o pé, porque chamaríamos atacadores (uma conotação algo maldizente) a quem ajuda o nosso protector a proteger-nos a nós? Não é típico da linguística, dá idéia que foi preciso forçar (atacar) o sapato para o malandro nos proteger os calos.
Não sei porquê mas não me convence.

AC disse...

Se calhar, no fundo, os nossos pés sonham em ser livres.

jg disse...

Querida Mac, a Wikipédia é uma grande treta.
Reparae, fui lá pesquisar, a propósito dos atacadores, uma palavra que ouvi 500tas mil vezes qundo andei no colégio e nem rasto da dita.
"Faniqueira" chamavam eles a um cordel em geral e ao de fazer girar o pião, em particular.
Pergunta-me a estúpida da Wikipédia: será que quis dizer "Figueira"?!
Acha que me cale ou deva fazer um ataque bombista ao calhamaço informático?!

mac disse...

AC, será? Mas aí deveríamos ter chamado "ditadores" aos cadarços!

jg, não seja atacador e deixe em paz essa belíssima enciclopédia. Ou antes, seja positivo e acrescente a entrada (pode, pode! Maravilhosa enciclopédia!). Mas não se esqueça que faniqueira é também o fio que se puxa para arrancar o motor dos karts.

Fátima Santos disse...

neste blog não raras vezes me fico em diaporese
e um dia destes ainda me vou daqui regamboleando ou me dá um pundunoroso fanico e fico
criselefantina

jg disse...

Pois o erro advém exactamente do facto de podermos acrescentar informação. Lá se vai a fiabilidade por água abaixo.
Surpreendeu-me esse seu conhecimento relativo ao binómio kart/faniqueira. Fiquei pasmado.
Quase que me atrevia a um lanche ao perde-pagas no kartódromo de Oiã.
Tenho assim na ideia que a querida Mac deve estar a confundir um kart com uma outra coisa qq!!!

NOTA: Tente não adicionar óleo de rícino na resposta.

AC BIS disse...

Mas porque diacho dizem que vem de atacar e não de atar (ou seja juntar)? que raio de coisa, isto de estarem sempre a ver o pior lado das coisas... é só um camsamento feliz, o dos sapatos, que ajudam o pé e o protegem... e que ainda por cima, se gostarmos podem ser maravilhosamente bonitos..... AC BIS (infelizmente sem ter protegidos direitos de autor... neste blog)

Mofina disse...

faniqueira

nome feminino

1. cordel ou baraça de pião
2. linha de pescar
3. pejorativo prostituta

(De fanico+-eira)

INFOPÉDIA

mac disse...

Maria de Fátima, como diacho ficas tu em diaporese quando sou eu que estou a utilizar a retórica?!
Além de que duvido que, regamboleando ou não, ficasses de ouro e marfim. Mais depressa ganhavas o totoloto.

jg, ora essa! Eu percebo imenso de binómios de faniqueira! Quer mais?
- Faniqueira/dinheiro (nome dado a certas empresárias que operam no ramo do prazer alheio)
- Faniqueira/travão (fazer faniqueira quer dizer puxar o travão de mão)
- Faniqueira/pesca (linha usada pelos pescadores do Douro)

E também sei que karts são umas coisas barulhentas e poluentes com 4 rodas (pelo menos ao princípio têm 4, embora não seja garantido que as mantenham todas no fim), em que uma pessoa se senta com o rabo junto ao chão para com segurança fingir que é o Fittipaldi.

Que é que lhe deu para se armar em faniqueiro?? (não, não é a mesma coisa… E a Wikipedia também não conhece este, eheh)

AC BIS, porque não é atador, é atacador...
Olha lá, andas com falta de inspiração ou quê? AC BIS???? Que raio, então Duende algarvia não era bem melhor?!?

Mofina, compreende-se porque é que fanico+eira dão em prostituta, tal como se percebe o rodopiar desnorteado do pião na eira. O que não percebo é como é que os pescadores do Douro associaram a coisa à linha de pesca... Mistérios da linguística.