quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O rato e o leão


O rato é um animal tímido, prefere fugir e esconder-se quando se sente observado, é fugidio e prudente. Mas é persistente; foge perante o perigo não avaliado ou avaliado como demasiado perigoso mas espreita logo a seguir para ajuizar se o tal perigo já se escafedeu e já pode fazer o que quer...

Não o encurralem que vira fera. Arreganha os dentes e ataca com coragem, seja qual for o tamanho do atacante; se quiserem ver o espectáculo degradante de um ser vivo encolhido a chorar misérias e implorar misericórdia, nao peguem num rato porque ele não o fará. Se houver uma aberta, foge lépido e só não deita a língua de fora porque não é essa a sua linguagem; mas se não houver, morre lutando. O que um rato nunca faz é deitar-se de costas e sujeitar-se ao destino.

Eu gosto de ratos. Gosto mais de leões, que rugem à trovoada em vez de fugir ao perigoso e desconhecido barulho, mas também gosto de ratos. Agrada-me a sua recusa à rendição.

Hélas!

3 comentários:

Alferes disse...

Exactamente! Desistir, nunca!

Blimunda disse...

Mac, não me apetece falar de ratos. Nem de leões apesar dos gajos terem dado uma valente goleada ao Porto ontem. Bem feita prós outros! Arrogantes! Hoje comigo é mais bananas e grelos e minhocas...

Beijinho amiga!

mac disse...

Alferes, antes a morte que tal sorte.

Blimunda, mantenho a minha teoria de que se dessem mais 21 bolas aos homens, haveria paz no relvado. Quanto ao resto, duvido francamente que as minhocas virem fera.

Bj!