terça-feira, 15 de dezembro de 2009

É Natal...


Muito triste com o facto, tenho de confessar que nunca vi como o Natal para acender intensos os traços mais básicos e bestiais da humanidade.

Nisto como outras coisas, tento borrifar-me para o assunto. O que interessa é o que se é, hoje e agora, neste Natal de 2009.
Não tem qualquer relevância - desculpas de coitadinho, na verdade - o que se poderia ser se a mãezinha não fumasse, o paizinho não andasse atrás de pin-ups, os irmãos não fossem umas bestas, os tios, primos e afins uma gente que nunca nos ligou nenhuma e nós coitados, uns heróis desconhecidos que só por os outros serem umas bestas é que não somos aclamados como Heróis da Cantareira...

Não me interessa: aqui e agora, o que serás tu (eu) capaz de fazer por alguém que não tu (eu) próprio, mereça ou não na tua (minha) paupérrima escala de valores, apenas e só porque é Natal, a festa do amor à borla?!?

Ai de mi...

Hélas!

13 comentários:

Alferes disse...

Não deixa de ter razão mas o Natal é uma desculpa para termos tempo com aqueles de quem gostamos e que gostam de nós. Eu gosto do Natal porque tenho, nestes dias, as pessoas de quem gosto só para mim. Esta época torna-me egoísta, reconheço, mas gosto tanto!

Blimunda disse...

Não me venham com histórias. O Natal é uma treta, assim como a Páscoa e o Corpo de Deus e o Dia da Mãe e do Pai e da Avó e do Filhos e dos Aniversários. Todas estas comemorações me irritam. Dou muito mais valor a comemorações espontâneas, sem dia nem hora marcada e que ao serem sentidas por dentro se reflectem por fora, não esperando o reflexo de fora para se sentirem por dentro.

AC mesmo disse...

Faço minhas estas palavras que me encheram completamente as medidas : (...) Dou muito mais valor a comemorações espontâneas, sem dia nem hora marcada e que ao serem sentidas por dentro se reflectem por fora (...). Sempre detestei hipocresias e parece-me a mim que o Natal, como tantas outras coisas, se tornou numa delas. Em muitas "famílias" já deixou de ser a festa do amor há muito tempo. Passou apenas a ser um pretexto para a festa do consumo, quando não para outras coisas. Obrigado Blimunda.

mac disse...

Alferes, como eu a compreendo, que saudades isso me dá...!

Blimunda, AC mesmo, vou tentar explicar melhor: as comemorações espontâneas não têm nada a ver com isto, ou as há ou não as há - e são totalmente à parte de Natal, Corpo de Deus, Dia da Mãe, do Pai, da Avó, dos Filhos e Aniversários. Não é lícito misturar essas coisas tão absolutamente distintas... É como comentar as costuras dos buracos dos dedos nos collants de lã quando a conversa é sobre camisas de manga comprida.

Será porventura trauma vosso (que bom, desta vez não é meu!) mas para dizer a verdade, nem sequer percebo porque é que uma coisa vos lembra a outra.

Retomando a minha conversa, retomo a minha pergunta: que estaremos nós dispostas a fazer por alguém por quem nem sentimos nada ou até temos rancor, apenas e só porque é Natal, a festa do amor à borla?!?

AC mesmo, resigna-te ao facto de haver gente antes de nós, gente tão ou mais valorosa que nós. E avança com a tua criatividade fantástica - que eu conheço-te, escusas de vir com desculpas de má pagadora.

Bj, duende.

Blimunda disse...

É possível que sim, Mac, que se possa dizer que é como comentar as costuras dos buracos dos dedos nos collants de lã quando a conversa é sobre camisas de manga comprida. Acontece que, se estamos a falar dos buracos nas camisas de manga comprida, devemos informar o destinatário da nossa mensagem de que são camisas e não meias aquilo de que falamos.

Parece-me que foi o que fizeste com este tua esclarecedora resposta.

A tratar-se de falar sobre comemorações em que as pessoas são obrigadas - porque é de bom tom e la saison oblige a ofertar seja o que for, trate-se de bens móveis ou não, tanto se me dá se falamos do Natal ou do Pentecostes. São datas que nada me dizem. Estas e todas as que são instituídas e cumpridas por obrigação e devoção, vá-se lá saber a quem.

Quanto à verdadeira questão, objecto deste post:

...que estaremos nós dispostas a fazer por alguém por quem nem sentimos nada ou até temos rancor, apenas e só porque é Natal, a festa do amor à borla?!?

Resposta: Eu, nada. Tu e Vós, não sei.

Ps: Declinei o convite para o jantar de Natal da empresa onde trabalho. Caso te interesse saber.

AC mesmo disse...

A minha resposta é: Nada. E muito menos SÓ PORQUE é Natal. Eventualmente, sem que seja Natal, até pode ser que, numa comemoração espontânea, me apeteça fazer alguma coisa por quem nada me diz ou de quem não gosto, ou de quem deixei de gostar. Mas SÓ PORQUE ME APETECE. Sem obrigações. NUNCA por ser Natal.
Além do que, na minha lógica - estapafúrdia dirão alguns - as camisas de manga comprida são roupa, tal como os collants de lã. E normalemente, até se usam na mesma altura, ou seja quando está frio(eu nunca uso manga comprida no verão, lamento). E mais ainda, poderemos ser sempre tentadas a dar-lhes uma costurada pelas mais diversas razões. Donde que, no cesto de costura até poderemos encontrar os collants com buracos também eles à espera de serem costurados... e encontraremos certamente o ovo de madeira que serve para costurar os ditos. Lamento mas para mim há ligação.

AC mesmo disse...

Em segundo assunto digo: a resposta anterior teve de ser assinada da mesma forma. Mas, tenho de pensar de facto no assunto. Isto de me terem tirado o "tapete" das minhas iniciais de debaixo dos pés foi um aborrecimento.
A minha criatividade tem andado em "panne"... continuo com o dilema linguístico e tenho neste momento 3 histórias começadas, quanto a mim promissoras, que nem andam para a frente nem para trás. Por vezes lá lhes acrescento algumas linhas... vamos ver o que trás o novo ano. Para já para já, o que queria mesmo é que já fosse dia 31.

Alferes disse...

Apesar de irritar alguns, aqui fica: Bom Natal, na companhia de quem gostam!

Para a Mac em especial: um Natal Azul! E um 2010 fabulástico que faça esquecer o aziago 2009!

mac disse...

Bli... Já cheguei à conclusão que não me faço entender mas como sou teimosa como uma mula, vou tentar outra vez:

O Natal não tem a ver com hipocrisias sociais. Não tem a ver com obrigações. Não tem a ver com fingimento e não tem a ver com o que o resto da sociedade espera de nós.

O Natal é assim uma espécie de post-it que nos relembra estar na nossa mão fazer magia; apenas e só se quisermos, claro, pois de quaquer outra forma não é magia, é ilusionismo.

O Natal é a festa do Amor à borla - o que quer dizer que se oferta sem coacção e aceita-se sem obrigação (sim, porque o Natal é tambem saber aceitar).

O facto de haver montanhas de gente com a mesma data no post-it não me condiciona. Nem o facto de haver gente que se serve dessa data para fins pouco natalícios; que seja bom para eles, que tenho eu a ver com isso?!?

Eu, no Natal, estou disposta a fazer algumas coisas que não faço o resto do ano. Para celebrar o aniversário da existência do Amor à borla, estou na disposição de fazer coisas inusitadas, como estender a mão a quem já me bateu ou aceitar uma mão de quem me fez chorar, agora estendida. Tenho o resto do ano para bater em resposta e um único mês para não o fazer. É mágico.

AC mesmo, não é SÓ PORQUE, é apenas PORQUE. É uma aposta de fé na bondade, no correcto, apesar de sermos imperfeitas, apesar dos outros serem imperfeitos...

É uma forma de manter saudável a Esperança e doente o Egoísmo. Só vantagens.

PS.: e para que queres tu o 31?

Alferes, obrigada! E desejo-lhe a si um Natal carregado de borboletas, na companhia de quem a faz mais feliz!

(não se preocupe com as irritações, um pouco de pomada das velhas em cima e a coisa fica boa)

Blimunda disse...

Eu, no Natal, estou disposta a fazer algumas coisas que não faço o resto do ano. Para celebrar o aniversário da existência do Amor à borla, estou na disposição de fazer coisas inusitadas, como estender a mão a quem já me bateu ou aceitar uma mão de quem me fez chorar, agora estendida. Tenho o resto do ano para bater em resposta e um único mês para não o fazer. É mágico.

Percebi a explicação e aceito que esta época provoque essa postura em ti, como em muitas outras pessoas.

Acontece que essas coisas que estás disposta a fazer só porque é o tal tempo do Amor à borla e que coincide com datas fixadas em milhões de postites, como dizes, eu estou disposta a fazê-lo durante esse tempo e o resto do ano todo. Basta que as pessoas estendem ou aceitem a mão. Por isso a minha teimosia ou rebeldia, se preferires.

mac disse...

Bem, no resto do ano também o faço mas só se me apetecer, se estiver para aí virada; em Dezembro é diferente.

Não tem nada a ver com as festas que damos porque nos apetece mas também não é exactamente uma obrigação; é o festejar de uma coisa boa que faz anos. Como todos os aniversários, tem data fixa - este calha em Dezembro.

Tens gente de quem gostas? Claro que gostas deles durante o ano todo. Mas é no dia do seu aniversário que se enfeita a casa com balões e um bolo cheio de velas e mesmo que nos doa a cabeça a gente passa por lá para lhes dar um beijo - coisa que não faríamos se fosse outro dia qualquer e nos doesse a cabeça...

O que te irrita no Natal? A hipocrisia de quem oferece presentes a pessoas de quem não gosta? Mas a hipocrisia existe sempre, vês todo o ano gente a oferecer sorrisos e salamaleques a pessoas de quem acabaram de dizer o pior... Porque é que no Natal embirras mais com isso?

PS.: Já não vou ao jantar de Natal da minha empresa há alguns anos. Não é por lhe chamarem de Natal, é porque não gosto daqueles ajuntamentos.
Não me digas que não foste ao teu porque lhe chamaram de Natal, terias ido se lhe chamassem jantar de Empresa? E isto interessa-me muitíssimo - adoro conhecer as idiossincrasias de quem gosto!

Blimunda disse...

Lamento desiludir-te, amiga, mas só não fui porque foi no dia 18. :-) Fui mázinha contigo, confesso. Não servia como exemplo aquela do jantar. Tens razão, tenho que dar o braço a torcer. Tal como disseste algures por aí, às tantas são traumas, ou más lembranças, sei lá. Vamos lá a festejar o Natal. Feliz Natal, Feliz Ano Novo, E tudo feliz...

Beijo mulher, tenho que ir. Estás melhor do cansaço?

mac disse...

Vou fingindo que sim - é estúpido mas ajuda.

Já não sei quem foi o sábio que disse para proceder como se a felicidade estivesse presente, porque ela viria por simpatia (não era bem isto mas era este o espírito), tinha uma certa razão, o gajo...

Um feliz resto de Dezembro para ti mais um Janeiro tranquilo e contente!