terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Se posso sonhar posso fazer


Batatas, batatas, batatas.

Eu a julgar que era uma rapariga de frases originais, articulações que ninguém ouviu antes mas que fazem sentido... Eu inventei - ouviram bem, inventei - a frase "se posso sonhar posso fazer".

Agora e de repente, sem saber como nem porquê, a TV diz-me que não. Que a frase é do Walt Disney e bem conhecida. Ou seja, a TV diz-me que além de plagiadora inconsciente, sou uma ignorante que julga que inventou uma coisa que é do domínio comum...

Haverá realmente alguma frase nova, à face da Terra? Ou já está tudo dito e de todas as maneiras possíveis? Só nos resta a deprimente repetição?

Não pode ser porque eu não aguento isso.

Hélas!

9 comentários:

teresa g. disse...

Que importa que alguém o tenha dito antes? O que importa é a primeira vez que o sentimos - isso não é repetição, é descoberta. Ou precisamos de provar a alguém que somos originais? Génios inovadores?

Batatas, eu também queria ser génio mas tenho que me contentar em ser um ser humano comum.

Será pouco?

teresa g. disse...

Hoje virei-me para este lado, que do lado dos gatos, como de costume, seria preciso resumo para perceber alguma coisa :P

Blimunda disse...

Acredito piamente que não há seres exactamente iguais pelo que não pode, do mesmo modo, existir frases exactamente iguais. O simples facto de uma mesma frase ter sido proferida por pessoas diferentes já lhe confere o direito à diferênça. Tem, indiscutivelmente, significado diferente. Não existe outra Mac nesta vida que, interminavelmente, se auto-copia, como se milhões de folhas de papel químico nos embrulhassem o ser.

Tê, garanto-te que não tens perdido grande coisa. É apenas "conversa deitada fora" :)

mac disse...

Ora, ora, teresa g., o plágio é sempre mau.
Quando é inconsciente, como este foi, é pior: não enganamos só os outros, enganamos também a nós próprios, sem saber...

Bli, não há mal algum em utilizar coisas alheias mas manda a boa-educação que se diga de quem são.
E eu sou uma rapariga munta da bem inducada, pá, chateia-me não ter pedido licença ao senhor, que queres?

E olhem, há qualquer coisa de muito agradável, em saber que que se pode inventar frases sem precisarmos de ser génios. Manias...

jg disse...

A única coisa original que fizemos até hoje foi enfiarmo-nos numas barcaças e rumar à toa mar adentro até enceparmos noutras paragens.

Alferes disse...

Somos todos originais, todos! É por isso que isto é tão giro.

mac disse...

Fale por si jg, eu cá sou muito original, encepo em outras paragens sem sequer ir ao mar.

Alferes, bingo!

privada disse...

julgo ke foi kd chegou aos terrenos da disney, ficou famosa por ser dita contra todos os estudos ke existiam para a viabilidade etc, e pela especificidade com ke sonhou o projecto, mas na verdade a inspiraçao vem do msm sitio de onde vem o castelo da cinderela.
agora se ele sonhou bem, vai voltar a viver. e isso sim sera abismal, mas tbm nao original

mac disse...

Uuuhhhh, privada...

Mas adoro a idéia de inspirações provenientes do mesmo sítio que a Cinderela (não do seu castelo, os castelos são irrelevantes).