terça-feira, 28 de abril de 2009

Teoria da conspiração


Há um tipo com um projecto qualquer (pode ser construir uma casa, pode ser montar um negócio, pode ser qualquer coisa que tenha princípio, meio e fim). O projecto não é simples mas também não é nada de fantástico.

O tipo, que até tem alguma experiência no ramo, planeia a coisa, previne os contratempos habituais neste tipo de projecto, fala com todos os envolvidos para garantir que o pessoal está todo de acordo com o que precisa de ser feito, enfim, o normal das boas práticas.

Mas o projecto não corre bem. As coisas mais simples não se desenrolam conforme o previsto e aparecem maus imprevistos a torto e a direito. Há enganos, com más consequências, há pequenos incumprimentos deste e daquele.

O tipo, que mantêm o desenrolar das acções sob estreito controlo, aplica medidas, volta a conversar com todos, altera processos, busca ajuda, enfim, utiliza toda a sua experiência para controlar a derrapagem e devolver ao projecto um desenvolvimento normal.

Não consegue. Continuam a ocorrer, dia a dia, pequenas contrariedades que, apesar de diferentes umas das outras e não especialmente graves, vão-se acumulando e arrastando o projecto para cada vez mais fundo.

Pergunta: deve o tipo começar à procura de uma entidade desconhecida com objectivos maldosos? Ou a teoria da conspiração nunca faz sentido?

Hélas!

4 comentários:

Alferes disse...

Vai à bruxa!!

Blimunda disse...

Estamos a falar de um projecto para uma obra pública, certo Mac?!!!

Alferes disse...

Truz, truz! Ó da caaaaaaaaasa!

mac disse...

Alferes, Eu uma vez tentei uma tertúlia de bruxas mas não resultou... Isto não anda fácil mas é bem verdade que quem chama ajuda - mesmo sem bruxaria. Obrigada.

Porquê obra pública,Blimunda? Um projecto é um projecto, é um projecto, é um projecto... E não são só os públicos que trucidam gente esforçada, ainda que manifestamente incompetente.