domingo, 28 de setembro de 2008

O Magalhães

Conhecem o Magalhães? Não, não estou a falar da leitaria ali da esquina, estou a falar do pequeno e escolar PC made in Portugal.

Já recebi e-mails, sms e li nos jornais: o pessoal anda excitadíssimo porque o Sócrates (não, não é o filósofo, estou a falar do actual PM) disse que era um PC português mas afinal os componentes são comprados algures lá fora e Portugal monta as peças para formarem um PC (como todos os fabricantes fazem, hoje em dia).

Acho graça a isto: uma das primeiras marcas a fazer o mesmo - escolher e comprar todos os componentes onde o negócio é melhor, montar e depois por a sua capa e marca, juntamente com um controlo de qualidade excelente, um inteligente modelo financeiro e um marketing eficiente - acho que foi a DELL. O sucesso foi enorme e tornou-se um caso de estudo; hoje não há quem não conheça a DELL.

Ah! Mas sendo Portugal a fazer isto, este sucesso torna-se uma vergonha nacional: onde já se viu Portugal fazer o mesmo que os USA e ainda por cima achar que terá sucesso onde eles também o tiveram, ainda que há já uns anos??...

Que vergonha, que vergonha... Portugal devia ser capaz de fazer o que ninguém faz, andar apenas sobre as águas, chocar diáriamente o mundo com idéias inovadoras como a Brisa e o Multibanco em vez de só o fazer ocasionalmente, e nunca, mas nunca! fazer o que outros já fizeram com sucesso. Sim, porque um milhão de PC made in Portugal no estrangeiro, à vista e uso de todos e espalhando o nome luso pelo menos no país daquela azémola, podem ajudar Portugal tanto financeiramente como em imagem; mas é à custa da auto-estima nacional, que não se satisfaz com nada menor que as Descobertas e trazer novos mundos ao Mundo - não é porreiro, Zé, tá mal.

Hélas!

Sem comentários: