sábado, 4 de setembro de 2010

Expertise


Os entendidos dizem uma coisa mas eu vejo outra quase oposta.

Devo confiar no que vejo ou na sabedoria de quem estudou o assunto e tem anos de experiência? A experiência inclui muita prática em mentir descaradamente.

Tanto num caso como noutro não há muito que eu possa fazer directamente e portanto parece irrelevante a diferença; mas não é, há aspectos colaterais que beneficiariam desse conhecimento.

Hélas!

4 comentários:

AC disse...

O problema é que por vezes os nossos olhos também mentem; basta pensar nas ilusões de óptica de certos desenhos, por exemplo.
Por isso, tens de ir mais álém... será que os entendidos em causa têm algum motivo para mentir ou não? Da resposta a essa pergunta também pode depender a resposta à pergunta do teu 1º paragráfo.

mac disse...

AC, o motivo para mentir existe e é sobejamente conhecido: uma cultura centenária que considera os não profissionais como atrasados mentais, pelo que é melhor poupar os tontinhos às más notícias - com a vantagem acrescida de poupar os experts às perguntas incómodas...

Sei que por vezes os olhos mentem, por isso é que não sei de devo confiar no meu instinto!

AC disse...

Falaste em confiar no que vês.
Agora falas em confiar o teu instinto...são 2 coisas diferentes.

Eu cá, nem sempre confio no que os meus ohlos vêem, mas confio sempre no meu instinto. Não quer dizer que o siga.. pelo contrário, muitas vezes até não o faço porque acho que ele não devia ter essa preponderância... mas o problema é que até hoje ele tem tido sempre razão.
Helás!

mac disse...

AC, é verdade, são coisas bem distintas, instinto foi uma palavra errada. Melhor seria ter utilizado raciocínio, espírito crítico ou razão.

Estes trabalham sobre o que os olhos (e não só) vêem, mesmo quando não são estruturados e se ficam por uma vaga pintura do porvir.

Mas por vezes o emocional esborrata demasiado a visão.