domingo, 7 de março de 2010

Religião


Eu sou católica.

Uma catolica foleira: não vou à missa, não me confesso a um padre e não comungo há tantos anos que já lhes perdi a conta. Mas sou católica: acredito em Deus, em Cristo e na Igreja Católica, embora consciente que a Igreja é feita de homens, míseros e imperfeitos homens. Não fosse o Espírito Santo e essa estrutura feita de indivíduos fracos, mesquinhos e falsos como somos todos já teria caído - isto é mais uma razão para acreditar do Espírito Santo, realmente.

Lamento muito se desapontei alguém mas é a verdade e a verdade manda Deus que se diga (por acaso eu nunca O ouvi dizer isso mas pronto, como em tantas outras coisas, acredito sem prova).

Olho para outros católicos e não percebo. Baptizam-se, crismam-se, rezam; vão à missa, confessam-se, penitenciam-se, comungam.

Mas quando se trata de por em prática as directrizes que têm, dá-lhes uma confortável amnésia que nem sequer os impede de voltar a rezar nessa mesma noite e pedir a protecção do Deus cujos ensinamentos ignoram.

Fazem-no repetidamente. Prolongam no tempo e na vida os pensamentos, acções e sentimentos contrários à religião que dizem praticar. Julgam. Condenam. Põem o seu próprio bem-estar á frente, na bicha das solicitações da vida. Dizem branco, fazem preto e nem sequer reconhecem a diferença. Não se reconhecem como pecadores ou, pior ainda, reconhecem-se como tal mas não arredam caminho.

Ou muito me engano ou acabei de pecar por falta de misericórdia. Paciência, é mais um numa longuíssima lista. O que me vale é que Deus, ao contrário do Homem, é coerente e perdoará quando eu realmente me arrepender. Hoje não, de certezinha.

É que não percebo, palavra que não. Mas não sou estúpida, o que quer dizer que há aqui algo que não capto, algo de importância fulcral. Que será que me está a escapar?

Hélas!

8 comentários:

teresa g. disse...

Não sei o que lhe está a escapar a si, Mac, mas sei o que me estava a escapar e vim aqui buscar! Inspiração = in spiritus!!! Tem toda a razão, enquanto 'isso' (que também nãoi sei o que é, porque também não sei o que sou) andar por aqui, ainda haverá esperança de conserto para esta confusão toda.
Obrigada!

teresa g. disse...

Vai-se a ver e até é isso que falta aos católicos, sei lá...

mac disse...

Obrigada eu, teresa...
A esperança é a última a morrer, não é? E a teimosia foi ao enterro, diz-se.

saphou disse...

Ela não é saúdável como a mac pensa.

saphou disse...

Gostava ela de ser mac.

mac disse...

saphou, aparentemente ninguém é saudável, bolotas, nunca vi tanta falta de saúde com tanta esperança de vida, isto é mesmo o paraíso para as farmacêuticas...

Ninguém no seu perfeito juízo informado gostaria de ser mac.
São erros de percepção, relembro o nosso eterno FP: são felizes porque não são eu...

Blimunda disse...

...O que me vale é que Deus, ao contrário do Homem, é coerente...

Lamento, minha querida, mas segundo os entendidos da Santa Madre Igreja, o homem foi feita à imagem e semelhança de Deus. Daí nunca poder o homem ser contrário a Deus em coisa alguma. Além de que não conheço nem pessoa nem imagem mais incoerente do que Deus. Reina a Santa incoerência de A a Z na sua infinita e incontável e excelsa história.

mac disse...

Bli, à imagem e semelhança. Faltaram, evidentemente, alguns dos traços de substância, sem os quais aliás, a grande oferta não seria oferta alguma - mas isto fica para outra ocasião.

A incoerência, minha amiga, é a dos homens. Não conseguem acertar a história com as horas do pequeno-almoço, trivialidades.
Mas não se deve confundir as histórias contadas com a realidade fria e contundente, não é?