segunda-feira, 29 de março de 2010

Fobias


Claustrofobia? Não se visitam grutas.
Enoclofobia? Não se vai a concertos megalómanos.
Vertigens? Não se salta de páraquedas nem se faz body jumping.
É fácil, simples.

Mas...
Quem não consegue fazer uma endoscopia mas precisa dela?
Quem não consegue entrar num elevador com o terror irracional que ele pare mas não tem físico para subir os 15 andares para chegar onde precisa de ir?
Quem não consegue entrar num avião mas tem mesmo de estar em Londres amanhã às 9:00?
Quem entra em stress só de olhar para a máquina do TAC, sem querer saber do botão de pânico para nada, uma vez que este só é útil depois de se estar lá dentro, coisa impensável?
Quem sofre de falta de ar só de imaginar que pode sufocar?
Quem não consegue fazer um RX, no terror de que aquilo o mate devagarinho?

O que deve fazer uma pessoa assim, registrar-se sei lá onde como Portador de Deficiência Maníaca? Vantagens que lhe advirão disso, haverá alguma? Ou serão somente as desvantagens de ser apontado como um def, um tipo indigno de confiança? Haverá uma etiqueta a coser na manga?

Um claro sinal da sua condição é o sorrisinho condescente ou muito entediado/aborrecido dos auxiliares que por acaso tenham de lidar com essa gente.

Aparentemente não são pessoas, são problemas que nem sequer têm a decência de não aparecerem, a estragar a vida de quem trabalha.
São perdas de tempo, chatices inventadas por quem não nos quer bem.
São egoístas decididos a arranjar problemas e sem respeito pelo nosso sossego.
São coisas que não têm direito à existência ou pelo menos à existência à nossa frente, pedindo acção da nossa parte, francamente, a malta está cansada de uma vida de trabalho.
Se calhar deviam ser exterminados. Como as pulgas e outras porcarias incomodativas.

São coisas que me ralam.

Hélas!

3 comentários:

Blimunda disse...

Uma boa terapia psi-qualquer-coisa devia ajudar, não?!

Mas Mac, sorrisinho condescente ou muito entediado/aborrecido têm todos, ou (é melhor não generalizar) quase todos os auxiliares que têm que lidar com os problemas dos outros.

Mofina disse...

Mac, não se rale, uma boa anestesia resolve tudo! E no elevador, é só fechar os olhos.

Os def. que se lixe... TACs para quê?

ihihih

mac disse...

Bli, como é que a maralha sabe se a psi-qualquer-coisa é boa, antes de montanhas e vales de tempo? Para uma questão que nem afecta o dia-a-dia, não vale o investimento.

Esses auxiliares não deviam lá estar, se não querem auxiliar.
Tenho dito.

Mofina, acredito que a anestesia resolva, para quem tem um médico na família. Para a ralé, ou faz a sangue frio ou não faz... E eles não fazem, diga-se. Ficam com a necessidade, normalmente adornada pelos dichotes e impaciências de quem os devia auxiliar.

Mas não há crise, quando cairem para o lado com a doença que devia ter sido despistada a tempo, logo se farão todos os testes já inuteis...
E em geral, os moribundinhos já não chateiam muito.