domingo, 21 de fevereiro de 2010

Persistência


A persistência é uma coisa difícil.

Admiro aqueles que alicerçado o seu rumo, o mantêm contra ventos, marés e opiniões vigentes. Acho que uma das maiores virtudes do Gandhi e do Martin Luther King foi a sua persistência; a capacidade de, custasse o que custasse, se manterem no seu caminho.

Persistência e teimosia têm os mesmos efeitos mas não são a mesma coisa.

A teimosia mantém o seu curso sem reavaliações. Não computa alterações da realidade e mantém a sua acção porque isso lhe custa menos.
Já a persistência reavalia sistematicamente o fim e o caminho e mantém a acção porque mantém a opinião, apesar de isso lhe custar.

É claro que com estes resultados iguais e sendo a diferença nas razões e no esforço altamente pessoais, praticamente só o próprio está em condições de avaliar se está a ser teimoso ou persistente.

Mas continuam a ser coisas diferentes.

Hélas!

6 comentários:

Blimunda disse...

Não será apenas uma questão de terminologia? Uma estrada mais popular, outra mais erudita mas ambas para subir os degraus do mesmo sacro altar sacro do ego.

mac disse...

Blimunda, achas?

A sério, achas mesmo que é tudo a mesma coisa, que quem não muda o seu curso é por gostar de acender velas no seu próprio altar, independentemente de vender uma imagem erudita ou popular?

Olha, eu não sei - que sei eu, afinal? Mas acho que não.

Blimunda disse...

E eu, querida amiga? Que sei eu? No entanto teimo ou persisto nessa minha achadura - propósito único e imabatível: acender velas no seu próprio e, duplamente, sacro altar.

Blimunda disse...

imabatível é porreiro. Ainda assim, o termo mais apropriado será imbatível. Isto para não falar na repetição do "sacro" lá decima. O que me vale é que todos sabemos ler nas entre e/ou extra linhas.

Blimunda disse...

hehehe...vou embora que já vi que isto hoje não vai ser fácil. Saiam decima

mac disse...

:)