quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Irritações


Há muitas coisas que me irritam, sou uma rapariga muito irritadiça.

Uma das minhas irritações de estimação são as expressões (e as pessoas que as usam) sobre a suposta queda de valores a que se assiste hoje... Eu tenho péssima memória para datas e nomes mas se puxarem por mim vou à net (maravilhosa invenção) e em 10 minutos saco as mesmas choraminguices e recriminações, só que com datas de há mais de 100 anos e com nomes sonantes (senão nem as conseguia sacar, como é óbvio)...

Bolas, assumam que a vossa tristeza real vem do facto de já não terem 20 anos! E de já não conseguirem acreditar no que acreditavam quando os tinham. E que este simples e incontornável facto vos leva a rezingar com "os jovens" que mais não são para vós que a lembrança dolorosa que já não são o que foram e já não podem o que puderam e já não têm tempo como tiveram.

O que me irritam as considerações "sociais" da malta de hoje! Quando se olha objectivamente para a evolução das considerações sociais de hoje e se comparam com as de ontem, dá-me uma azia contra os meus contemporâneos! Quando vejo gente que, muito a sério, considera que os valores de ontem eram melhores que os de hoje, sobe-me uma coisinha por mim acima.

Apetece-me enviar essa malta toda num foguete temporal que os deposite há 200 anos, com o post-it de "não nobre" na testa. Só para perceberem que afinal não gostam assim tanto dos tais "valores" antigos, especialmente quando um dos seus factores é a quem se aplica.

Irra!

6 comentários:

Maria de Fátima disse...

olha eu tou contigo, irmã!
apenas uma diferença: não me irrito com eles que um dia destes me disseram que é tempo perdido e dá coceira...

Mofina disse...

200 anos? Acho que nem é preciso recuar tanto...

mac disse...

Eu irrito-me, Fátima...

Não, Mofina, não era preciso recuar tanto... Bastavam 50 anos. Mas aí atingia a geração dos pais e achei que isso complicava um argumento perfeitamente simples :)

Anónimo disse...

Eu não acho que haja queda de valores. Os valores são os mesmos e continuam a existir exatamente como dantes. Acho que a única coisa de mudou - e isso é verdade que às vezes pode ter um certo peso - é o tempo dispendido pelos mais velhos (leia-se pais) para inculcar esses valores aos mais novos. Mas mesmo assim, os mais novos acabam por aprender por outras vias (e por vezes oh quanto mais dolorosas essas outras vias) e mais tarde. É verdade que muitas vezes as pessoas faltam de educação. Mas isso acaba por ser adquirido mais tarde; não há remédio. O mundo é o mesmo há muitos anos, e não muda nunca. Ele encarrega-se de dar a educação que faltou... os custos é que são outros, sobretudo para quem não aprendeu novinho...

AC disse...

O anónimo sou eu, AC. Carreguei no botão cedo de mais...

mac disse...

AC, julgas por acaso que no tempo em que as pessoas trabalhavam de sol a sol havia mais tempo para as crianças?!? Duvido. Até porque as crianças tb tinham de trabalhar.

Mas não era este o ponto, e no ponto aparentemente estamos de acordo :)