quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Encontro


Alguém me explique por favor como se eu fosse muito loura, tivesse 4 anos e fosse atrasada mental, porque diacho foi Manoel de Oliveira escolhido para discursar no encontro do Papa Bento XVI com o mundo português da cultura.

Parece haver gente convencida que "o encontro entre o cineasta e o Papa será uma das imagens marcantes da visita de Bento XVI a Portugal". Dizem ainda que "O encontro do Papa com artistas, académicos e investigadores é o último acto da presença de Bento XVI em Lisboa". *
Nem percebo bem quem é que está a morrer: será o Papa, a Cultura, o Ensino ou a Investigação, em Portugal? Porque, como é claro para tanta gente (onde não estou incluída, deve ser preconceito ou racismo), é tudo fruta da mesma cesta.

Claro que tem de haver discurso, é impensável o Papa vir a Portugal sem haver discurso. Mas não percebo que é que tem o Manoel que o La Feria não tenha mais, além que deve ser mais fluente em discursos.
É claro que o nome não ajuda, nem parece português nem nada mas Manoel, cá para mim, é demasiada condescendência com o proverbial conservadorismo clerical romano.

Se calhar é apenas para se poder dormir em sossego durante o discurso, são velhotes e têm de descansar de vez em quando. O La Feria ou outro assim dinâmico ainda lhes dava um ataque cardíaco e depois era o cabo dos trabalhos - afinal, se calhar foi bem escolhido.

Isto é só coisas que me ralam.

Hélas!


* [As citações entre aspas são retiradas do Jornal Público]

9 comentários:

Blimunda disse...

Por acaso quando ouvi a notícia também fiquei a pensar nisso. A minha primeira e espontânea explicação mental - "deve ser pela proximidade que existe entre ambos no que respeita à idade e à velocidade do discurso".

mac disse...

Blimunda, sim, é uma razão como outra qualquer...

LBJ disse...

EHEH quem diria :)

Gostei de conhecer este lado da mac :)

mac disse...

Bem vindo, LBJ, havia de me ver de perfil...

LBJ disse...

Já te ví de perfil ;)

E tu também já me viste a mim :)

mac disse...

LBJ, jura!?? Já te conheço e não te conheci?
Estou cada vez mais totó.

LBJ disse...

:)

Pistas... estamos ligados num site profissional e eu mudei de emprego no verão e o resto se quiseres saber terá que ser em off :)

mac disse...

Bem... Lá terá de ser em off, porque muita gente que conheço mudou de emprego este verão (é por estas e outras que não compreendo a crise).
E eu estou ligada a quase todos por sites profissionais que ainda por cima são mais que as mães....

É no que dá tanta tecnologia: quanto mais nos falamos menos nos conhecemos, isto é só coisas que me ralam.

mac disse...

Mas só conheço um menino Jesus, serás tu o menino Jesus que conheço?